SIRLEIDE MARINHO DOS SANTOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDECompetência:
Conheça as principais responsabilidades e competências da Secretaria Municipal de Saúde: Planejar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades do Município relacionadas à assistência e promoção da saúde; Coordenar a supervisionar o levantamento dos problemas de saúde prioritários da comunidade; Coordenar e supervisionar e planejar e ação preventiva geral, em específico no tocante as campanhas de vacinação, esclarecimentos ao público e controle das doenças endêmicas; Manter intercâmbio com os órgãos de saúde Federal e Estadual, visando a consolidação do sistema municipal integrado de saúde; Coordenar e planejar a fiscalização da legislação sanitária, mediante vistorias de bares, mercados, feiras ou quaisquer outros locais de utilização pública; Administrar os postos de saúde e outros estabelecimentos de saúde no município; Promover, coordenar e planejar a elaboração de programas anuais de saúde; Coordenar, planejar e controlar o atendimento de pessoas carentes de recursos e doentes que necessitem de socorro imediato, encaminhando-o aos poucos de saúde municipal ou outros centros de saúde fora do Município, quando os recursos médicos locais forem precários; Promover, coordenar, planejar e controlar a fiscalização das áreas urbanas e rurais passíveis de infestação de focos transmissores de moléstias; Promover e elaborar relatórios sobre problemas sanitários, encaminhando-os a autoridade competente para apreciação e acatamento das providências necessárias; Examinar as condições sanitárias das mercadorias e produtos colocados à venda nos mercados e feiras, promovendo a autorização de sua inutilização ou interdição ao consumo quando deteriorado ou em condições anti-higiênicas; Coordenar, planejar e promover junto à rede de ensino e centros comunitários do Município a execução de programas de saúde e de educação sanitária que beneficiem as crianças e a comunidade em geral; Coordenar, planejar e controlar a fiscalização do uso ou abastecimento de água do Município; Planejar e coordenar o levantamento dos problemas de saúde da população do Município, a fimde identificar as causas e combater com eficiência as doenças; Promover, planejar e coordenar os programas de assistência médico-odontológica a estudantes dos estabelecimentos de ensino Municipal; Promover e realizar pesquisas médico-sanitárias; Coordenar e controlar a prestação de serviços que se relacionem direta ou indiretamente com asaúde; controlar e fiscalizar os matadouros e estabelecimentos destinados ao abate de animais localizados no município; executar outras atividades que lhe forem cometidas;



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