Encontro regional do Selo Unicef é realizado em Governador Edison Lobão com participação de outros 7 municípios

Encontro Regional do Selo Unicef aconteceu na manhã de sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024, no auditório da Unidade Vocacional do IEMA em Governador Edison Lobão-MA.  Evento reúne representantes dos municípios de: Davinópolis; Sítio Novo; Amarante; Ribamar Fiquene; João Lisboa; Cidelândia e Açailândia. Objetivo é a capacitação sobre metas para alcançar indicadores e cada município apresentar um  raio-x das suas ações para alcançar a certificação da UNESCO.

Selo UNICEF – Edição 2021-2024 tem recorde de adesões: 2.023 municípios em 18 estados. Dois mil e vinte e três municípios assumiram um compromisso conjunto pelos direitos de crianças e adolescentes da Amazônia e do Semiárido ao aderir ao Selo UNICEF – Edição 2021-2024.

O Selo Unicef é uma iniciativa voltada para redução das desigualdades e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O trabalho começa com a adesão do município ao Selo Unicef. Ele se compromete a realizar uma série de ações para melhorar seus indicadores e reduzir as desigualdades. Cada ciclo do Selo Unicef dura quatro anos, coincidindo com a gestão das prefeituras.

Os indicadores de impacto social dos municípios reconhecidos com o Selo Unicef melhoram mais do que de outros municípios das mesmas regiões que não foram certificados. A maior parte dos municípios que participam de cada edição, mesmo que não tenham alcançado o Selo Unicef, também melhoram seus indicadores mais do que municípios de suas regiões que sequer participaram ou que abandonaram a iniciativa. Os municípios que alcançam as metas recebem o Selo Unicef, sendo reconhecidos internacionalmente por seus resultados em prol das crianças e dos adolescentes.